Ansiedade: Você é ou está ansioso?

Nas minhas palestras, ultimamente tenho dito que ansiedade não existe e as pessoa ficam perplexas…”Como ansiedade não existe Dr Murilo, o que é que eu sinto então?” Daí eu explico que ansiedade existe sim, claro, que é normal e positivo, pois a ansiedade nos protege, pois você, por exemplo: ao ficar sozinho em uma rua escura tarde da noite, ficará mais atento a qualquer movimentação…Esse estar atendo, focado, gera sintomas como pupilas dilatadas, frequência cardíaca acelerada, etc. Isso é a ansiedade te protegendo.

Então porque que eu digo que ansiedade não existe?

Como eu vim da linha cognitiva de estudos, e me especializei nisso e em outras formações seguindo os mesmo ideais, onde você é o que acredita ser…Ansiedade nada mais é do que o julgamento das situações, que geram emoções, onde o sujeito cria perspectivas em relação ao futuro, negativas ou positivas. E digo mais, você controla seus pensamentos, não é seus pensamento que manda em você, e sim você que manda em seus pensamentos.

Daí pode surgir o seguinte pergunta: Mas Murilo, como controlo meus pensamentos, não é fácil? Pois é, tem coisas na vida que não são fáceis, ainda mais para lhe dar com pensamentos e emoções.

Um bom exercício para minimizar essa tal ansiedade é questionando-a: Por que estou ansioso? Tem alguma forma de pensar diferente nessa situação? Ou qual outro pensamento posso escolher e ficar mais calmo?

Mas como saber se minha ansiedade é normal ou exagerada e preciso de ajuda?

É quando você está preocupado demais com as coisas do dia a dia. Mas como avaliar esse “demais”? Significa ter pensamentos ansioso todos os dias por 6 meses. Tem que ser tão forte que interfira no seu dia a dia a ponto de sentir fatigado, cansado constantemente.

Outro sintoma claro de transtorno de ansiedade é ter dificuldade para dormir. Encontrar-se frequentemente deitado e acordado, preocupado ou agitado com problemas específicos (como dinheiro), ou nada em particular – pode ser um sinal de transtorno da ansiedade.

Uma condição caracterizada por dores de estômago, cólicas, inchaço, gases, constipação e / ou diarreia, é basicamente uma ansiedade no trato digestivo. O intestino é muito sensível ao estresse psicológico, e vice-versa, o desconforto físico e social dos problemas digestivos crônicos pode fazer uma pessoa sentir-se mais ansioso.

O medo de falar em público é outra forma de ansiedade. A maioria das pessoas sentem pelo menos um frio na barriga antes de abordar um grupo de pessoas ou estar no centro das atenções. Mas se o medo é tão forte que nenhuma quantidade de treinamento ou prática vai aliviá-lo, ou se você gasta muito tempo pensando e se preocupando com isso, você pode ter uma forma de transtorno de ansiedade social (também conhecido como fobia social).

Mas Imagine uma sensação repentina de medo extremo que pode durar vários minutos, acompanhados por sintomas físicos assustadores como aperto na garganta e peito, coração acelerado, mãos frias, tontura e fraqueza, dores no estômago e no peito. Ataques de pânico podem ser assustadores. Nem todo mundo que tem um ataque de pânico tem um transtorno de ansiedade, mas as pessoas que os experimentam repetidamente podem ser diagnosticados com transtorno de pânico. Pessoas com transtorno do pânico vivem com medo sobre quando, onde e por que seu próximo ataque pode acontecer, e elas tendem a evitar lugares onde os ataques ocorreram no passado.

Bem…tem outros tipos de conjunto de sintomas que podem ser diagnosticados com transtorno de ansiedade, como fobias específicas, ou algum momento traumático, que a pessoa evita o objeto fóbico ou lugar que aconteceu o trauma, pessoas perfeccionistas com Transtorno Obsessivo Compulsivo -TOC, etc…

Mas o que eu quero mesmo passar nesse pequeno texto é a mensagem que você não está só nessa jornada. Pois 33% da população mundial sofre de ansiedade. Mas você decide se você é ansioso e deixa a vida me levar, ou se você está ansioso e quer sair disso. Se você se identificou com o texto ou se viu em alguma situação de estrema ansiedade, procure um profissional de confiança. A parceria com a Terapia Psicológica e a Psiquiátrica é perfeita nesses caso.

www.coachmurilogomide.com.br