Como superar o medo de fracassar

               Essa semana uma coachee (cliente) me trouxe algumas crenças limitantes de medo e insegurança em relação a situações novas, ao ponto de sempre paralisá-la, e com isso permitir que a situação ou outra pessoa a conduzisse, ou seja, ela nunca decide, ficando sempre em cima do muro.

               Para algumas pessoas é muito comodo outra pessoa sempre decidir, pois ela acha que está se isentando das responsabilidades. E não é bem assim. Pois mesmo a não ação, já é uma ação, e traz consequências… Na verdade toda e qualquer ação pode trazer consequências positivas ou negativas.

              No artigo de hoje quero falar um pouco das consequências negativas. Será que são negativas mesmo?

              Eu amo ler, conversar e ajudar as pessoas. Minha missão de vida é um pouco do que eu amo fazer, mesmo amando ler, me pego muitas vezes errando na hora de digitar um texto, um slide, confesso que o corretor me ajuda muito, meu pensamento é muito acelerado e minhas mãos não acompanham meus pensamentos.

              Em 2011, quando comecei a dar palestras sobre coaching, dei uma palestra para meus colegas de trabalho e depois pedi um feedback. E ai pessoal, gostaram da palestra? Todos adoraram, me desejaram boa sorte na jornada, mas alguns, me criticaram… “Cuidado com os slides, você colocou muito texto, coloque mais tópicos, você tem o dom da fala.” “Cuidado com os erros de português”…etc.

Feedback with Colourful Comments Symbol

         Esses feedback foram muito importante para mim. Se fosse um tempo atrás, soaria como uma bomba para alimentar ainda mais minhas crenças negativas. Antigamente quando dava uma aula ou palestra e alguém que eu percebia (julgava) não gostar do que eu falava ou do conteúdo, levava para o pessoal, e me martirizava muito.

             Depois de tantos estudos do comportamento humano, apoio totalmente a Programação Neurolinguística, quando ela afirma que não existe fracassos e sim feedbacks do que precisa ser melhorado.

         Pois é… todos os tropeços, quedas, críticas e situações negativas…é  a vida falando contigo…”hei, você pode melhorar nisso, ou fingir que não existe”.

             Mas Murilo, então você esta tentando dizer que errar também é positivo?

         Isso mesmo…É com os erros que aprendemos, evoluímos, amadurecemos. Agora imagina se a criança que está aprendendo a andar, na primeira queda, ela desistisse de continuar. Ah Murilo, mas é instintivo caminhar!!! Tudo bem! Mas se fosse também instintivo você se arriscar o quanto que fosse necessário para chegar onde deseja? E se a única possibilidade fosse o sucesso, o que iria fazer diferente?

images (4)

A única possibilidade é o sucesso, O que irá fazer?

       Gosto muito da frase de Gerônimo Theml quando ele diz: “Antes feito do que perfeito!” E a do Érico Rocha: “Progressão é melhor do que perfeição!”. E o que quer dizer essas frase? Simplesmente comece, se mova em direção da sua meta, do seu sonho e vá progredindo, aperfeiçoando.

           Então se tiver medo de fracassar, avalie…Se eu não tentar, já fracassei. Acredite, existem mais pessoas que desistiram do que as que fracassaram. E se fracassar, será um aprendizado, ganharei maturidade.

          Agora vai lá e arrisque-se, se jogue…a vida é isso… riscos, aprendizados e histórias.

         Que histórias você quer contar no final da sua vida?

 Uma abraço e te vejo no próximo post.

 Participe da minha lista VIP através do link : Lista VIP e tenha mais informações desse mundo do Coaching.

Curta minha pagina do facebook: murilogomidecoach e Instagram: coachmurilo