Quanto vale um insight?

 

Segundo o dicionário insight significa clareza súbita na mente, iluminação, estalo, no intelecto de um indivíduo.

Há mais ou menos 2 anos comecei a anotar todos os insights quem tenho. Hoje sempre leio ou assisto algo com um caderno de anotações ao lado. E por que faço isso?

Porque, ao longo dos anos, já me esqueci de milhares de idéias fantásticas, pelo simples fato de não anotar. Tem gente que tem facilidade de colocar em ação o insight novo, assim que vem na mente. Essas pessoas são especiais, tem uma proatividade muito forte. Eu, por outro lado, preciso anotar.

Inclusive na sessão com meus clientes de coaching, percebo claro isso. Tem coachee que já vem com seu caderno ou agenda para anotar tudo. Tem coachee que não anota, mas faz tudo que planejou.

E independente de anotar, eu percebo quando eles tiveram novos insights, suas expressões os denunciam, fazem cara de “tcharam, tive uma ideia”, um sorrisinho, ou até mesmo, “por que não pensei e não fiz isso antes?”.

Posso dizer, então, que uma Sessão de Coaching é uma fábrica de insights e mais ainda, de ação. Se não fossem os insights não teríamos a clareza necessária para fazer o plano de ação.

Quando penso em insights, lembro também do seriado americano “Dr House”. Visto que o protagonista Dr House usa sua equipe médica, muitas vezes com tempestades de idéias ou discussões sem sentido, para que o mesmo, tenha uma clareza súbita na mente, veja um caminho ainda não percebido anteriormente para diagnosticar e salvar o paciente. Ou seja, um insight pode valer uma vida.

Daí eu te pergunto: quanto vale um insight para sair da zona de segurança e fazer a mudança necessária para ficar mais perto do seu sucesso. Você tem criado estratégias para anotar esses insghts? Você tem criado estratégias para ter mais insights?